UFU oferece 500 vagas para Curso sobre Educação Especial e Inclusiva

27/09/2025

Votado para profissionais da educação básica e estudantes de licenciaturas; inscrições acontecem de 1º a 30 de setembro

UFU oferece 500 vagas para Curso sobre Educação Especial e Inclusiva

 

Por: Cíntia Sousa
 

Imagens retiradas de banco de imagens de 4 crianças 
Arte: Banner de divulgação

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) e do Centro de Educação a Distância (CEaD), oferece a segunda edição do Curso de Capacitação em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Com carga horária total de 210 horas, o curso, gratuito e on-line, é voltado para profissionais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) de escolas públicas ou privadas e estudantes de cursos de licenciaturas que estejam cursando a partir do 5º período. As inscrições acontecem de 1º a 30 de setembro de 2025, via formulário on-line. São ofertadas 500 vagas  e as atividades acontecerão diretamente na plataforma Moodle/UFU.

As aulas iniciam em 6 de outubro, às 20h, com o Webinário de abertura. A iniciativa, coordenada por Ademar Alves dos Santos, docente do ICHPO/UFU,  tem como objetivo oferecer uma formação sólida e transformadora a professores da educação básica. “Mais do que um curso, é uma oportunidade de reafirmar o direito à aprendizagem de todos e transformar práticas pedagógicas com base na ética, no conhecimento científico e na justiça social”, destaca o coordenador.

 

Estrutura da formação

 

  • Modalidade: Ensino a distância (EaD), com encontros formativos on-line obrigatórios e pré-agendados;
  • Carga horária: 210 horas;
  • Período: Outubro/2025 a Maio/2026;
  • Organização: Três unidades formativas – Educação Especial, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Metodologia: Autoinstrucional, com fóruns avaliativos, webinários e atividades de sistematização;
  • Certificação: Nota mínima de 7,0 em todas as três unidades formativas.

 

Ainda de acordo com Santos, o curso responde a uma demanda urgente da educação brasileira: a preparação de docentes para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e fortalecer práticas inclusivas em escolas públicas e privadas: “Cada módulo foi pensado para apoiar o professor em sala de aula, fortalecer sua prática e contribuir para a construção de escolas verdadeiramente inclusivas.

 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Postatodo por: Jornal O Universitário

 

Outras Notícias

Jornal O Universitário 2025 - Todos os direitos reservados.